quarta-feira, 27 de julho de 2011

O espírito americano


O espírito americano

Dário Borim Jr.

dborim@umassd.edu

Países extensos como os nossos, Brasil e Estados Unidos, oferecem-nos o mito dos campos abertos, das matas sem fim, e das estradas que não acabam mais. Parece que fica mais fácil sonhar com longas viagens em que veremos o desconhecido por infindáveis dias, semanas, ou até meses. Sonhar é uma coisa. Pegar no volante ou colar o traseiro num banco de passageiro por muitas horas, dia após dia, é outra. Chamo isto de espírito americano porque vejo mais desse fenômeno por aqui, ao norte do equador, do que aí, do Oiapoque ao Arroio Chuí.
Engraçado: será que o fenômeno é genético ou cultural? É que mês e meio atrás meu filho mais velho pôs em prática aquele espírito americano. Sei que Ian é filho de gente que gosta de estrada, gente que já mudou de casa, cidade, estado e país muitas vezes (sete vezes entre 1995 e 2001, por exemplo). Mas sendo ele filho de homem brasileiro e mulher americana, e tendo ele vivido tanto na América do Sul quanto na América do Norte, torna-se difícil atribuir a origem de tal espírito exclusivamente aos seus genes ou aos seus diferentes ambientes de criação.
O fato é que o rapaz convidou-me para acompanhá-lo numa longa viagem de carro até Manchester, uma cidade no estado do Tennessee, situada a 1.700 quilômetros de onde moramos, Dartmouth, Massachusetts. Haveria o famoso Bonnaroo Festival. Eu estava bem disposto a fazer-lhe companhia e desfrutar de um belo festival de música pop de quatro dias e quatro noites. Muita gente boa subiria ao palco, inclusive o canadense Neil Young. Por conta de um inevitável compromisso junto à universidade naqueles dias, não pude aceitar o convite. Ele não se intimidou,
“Problema não, pai. Vou sozinho.”
Com certeza não havia nem como tentar despersuadi-lo. Ele mesmo já tinha comprado ingressos que não eram nada baratos. Sobretudo, sabíamos muito bem como sua personalidade é muito forte e sua determinação (pra não dizer teimosia) era conhecida desde os tempos em que ele nem sabia falar direito o inglês ou o português. Naquela época em que ele e eu passeávamos de mãos dadas pelas ruas de Minneapolis, o danadinho já queria me mostrar em que ruas e em que direção nós deveríamos seguir. Sem exagero, aos dois anos e meio de idade o rapazinho já queria decidir o que seus pais deveriam comer quando íamos os três a um McDonald’s.
Então o que podíamos fazer, fizemos. Dono de um belo, mas velho carro, um Volvo verde 1999, Ian estaria mais seguro se viajasse na nossa van, a Entourage, da Hyundai, feita para sete passageiros. Com os bancos de trás embutidos, ele poderia dormir cinco noites muito bem utilizando um sleeping bag. O jovem prometeu que nos mandaria pelo menos dois torpedos diários. Assim o fez, e deu tudo certo. Seis dias depois de partir, cá estava de volta à casa. Aliviados e orgulhosos de sua bravura e sucesso, nós o recebemos repleto de sorrisos e de histórias.
Pais de filho-peixe, peixes também os são, não é? Chegou a nossa hora: Ann e eu, mais o nosso cão gigante, Sam, faríamos uma viagem de carro até Duluth, no estado de Minnesota, que fica a pouco mais de 2.200 quilômetros daqui de Dartmouth. Lá veio de novo o espírito americano. Ann decidiu que dava para fazer direto, dirigir sem parar a não ser para comer e usar o toalete. Sendo eu apenas um ex-rapaz de Paraguaçu, achei aquilo muito estranho, mas topei, porque afinal de contas também adoro estrada, e parece que nasci com sede de aventura. E não é que foi uma ótima opção? Quando um conduzia, o outro dormia. Sam, o constante vigilante rodoviário, de vez em quando roçava o focinho frio nos braços do motorista de plantão e assim prevenia o sono fatal. Ele mesmo não comeu nem dormiu um minuto sequer durante todo o trajeto.
Tínhamos saído sexta-feira, dia 15 de julho, pelas seis horas da tarde na direção noroeste, rumo ao Canadá. Atravessamos a fronteira logo após a cidade de Búfalo, no estado de Nova Iorque, pelas duas da madrugada, depois de um desnecessário misto de susto, desconforto e perplexidade. O oficial de fronteira canadense nos recebeu como se fôssemos dois possíveis criminosos. Sisudo, rude e desconfiado desde o primeiro instante, o baixinho de farda e colete à prova de balas deu vazão a sua estupidez com essa pergunta:
“Vocês estão carregando um daqueles sprays de pimenta?”
Quando, espantados, dissemos que não, ele não se contentou, e soltou mais essa pergunta estapafúrdia:
“Vocês têm alguma coisa contra sprays de pimenta?”
Caramba, de onde é que lhe veio essa idéia de que poderíamos estar carregando esse tipo de pistola para auto-segurança? O homem era muito estranho. Parecia cuspir ódio pelos olhos. Deixou-nos entrar no seu belo país, mas antes nos atirou mais essas duas perguntas:
“Vocês estão carregando armas? Vocês têm armas em casa?”
Na noite de sábado, vinte e seis horas depois da partida, nós chegávamos à aconchegante Duluth, cidade que, entre todas, mundo afora, possui o cais comercial mais distante da costa. A cerca de 2.000 quilômetros, seu cais recebe navios transatlânticos. No Canadá eles descem o Canal do Rio São Lourenço, atravessam os cinco Grandes Lagos, e assim transportam minério de ferro e grãos para o resto do planeta. Com certeza Duluth também recebe outros viajantes que vêm de muito longe, como nós, que vimos nove veados mortos à beira do asfalto. Por ali também encontramos dois lindos ursos negros— livres, alegres e aventureiros filhotes a salpicar sob um escaldante sol de verão pelas estradas da vida.

15 comentários:

rose marinho prado disse...

Nessa narrativa bem saborosa - viajei junto, até com esse cachorro, que evitava que o motorista dormisse, que gracinha ( gração que é grande!).
E essa sua mulher é companheira pacas! E fica claro que deve ter sido bem divertido criar o Ian, um companheirão também...
A paisagem que me interessa é a humana, sempre é. E nessa história vale mais que mil florestas.
Adorei.

Rosa disse...

hello, there--
i really enjoyed reading your cronica, about ian's strong mind... it really must be an american thing
-- all this driving craziness...... rsrsrsrsrs

Cris disse...

Que aventura!!!! Bela cronica!
Este espirito aventureiro `e bom demais! Tbem adoro pegar estrada, da` vontade de viver cada dia em um lugar, ne?

Que dia vem pra Pcu? To indo embora amanha, vou tentar vir no ultimo final de semana de agosto pra pegar o restinho da festa da cidade e pra uma festinha que a Monica vai fazer pra minha afilhada, Sabrina, aqui na casa da vovo`. Quem sabe nos encontraremos!!!

Um bj pra vc e boooooooooooa viagem! Uhuuuuuuuuuuuuuuuu!!!
Cris

Wania disse...

OI DARINHO !!! QUE DELÍCIA DE TEXTO, VIAJEI JUNTO COM VCS E COM SEU FILHO.
VC PERDEU O NEIL YOUNG ???? NÃO ACREDITEI NISSO !!!
FAZER O QUE , COMPROMISSOS PROFISSIONAIS INADIÁVEIS, É SEMPRE ASSIM!!!
MAS IMAGINO QUE O PASSEIO COM A ANN A DULUTH DEVE TER SIDO UM SONHO BOM QUE VC REALIZOU, COMPENSOU A PERDA DO FESTIVAL
ADOREI O TEXTO !!
BEIJO ENORME
WANIA

Carla disse...

Que delícia de leitura! Parabéns pelo filhote também! Beijos,
Cacá.

Maristela disse...

Agradeço pela "viagem".... maravilhosa... beijocas

Geraldo Faraci disse...

Amigo Darinho
Amei a sua viagem, e recordei a que fizemos eu, Sonia e Yumi por toda a California ( + de 3.000 km ), sorte a nossa ter realizado essa travessia em uma belíssima estrada vendo o mar e com ótimas lembranças tb. Deus existe cara.Tio Bob Marley falou " A vida é para quem topa qualquer parada, e não para quem para em qualquer topada". Continue com suas boas crônicas. abs. Tilado.

Kiki disse...

Bota espírito aventureiro sô!!! O Ian foi corajoso demais!

Pena que aqui no Brasil não temos umas estradas tão lindas e tão bem cuidadas como aí, realmente deve ser um prazer uma viagem como essas...

Zé disse...

Darinho
ótima a crônica. Quando chegar ao Brasil darei a você um molho de pimenta para presentear o guarda. Explique que o uso é outro.
Quando você vier, chegará em BH ou São Paulo ? Qual o seu planejamento ? Parece que o dia dos pais é o segundo domingo de agosto.
Congelei uns bolinhos de feijão da festa do Xandi. Leva pimenta também.
Dê noticia

Irene disse...

Adorei! Eu também tenho dificuldade em lidar com a falta de inteligência de alguns guardadores de fronteiras, mas é a vida!
Irene

Frederico disse...

Seu espírito já bem americano meu amigo !!!
Parabéns pelo seu filho.
Um forte abraço do amigo
Frederico.

Sé disse...

Oi Darinho!
Pelo visto, você, Ann, Ian , Zack ( embora este não conste na crônica) e Sam, estão todos muito bem.
Fico feliz por isso.
Foi muito gostoso ler a sua crônica. Você escreve muito bem e convida mesmo a "viajar" com vocês. Acredita que até "vi" os dois ursos...
Um grande abraço, Sé-

Di disse...

Que loucura!!Ian viajando sozinho.... Esse menino vai longe. Juventude, animação e espírito "bão"....
Muito bom de ler.
Beijos,
Di

MF disse...

Meu Deus! Suas crônicas são espetaculares! Mas que aventura hein!? Dá inveja. Abraços.

Glória disse...

Oi, Dario,

Você está certo. É o espírito americano sair pela estrada, como resquício da conquista do oeste.
Sabe o que contribui muito para que ele se mantenha? As boas estradas, talvez tão boas por causa desse espírito.

Você passou por Buffalo . Morei lá pertinho, em North Tonawanda. Ia sempre a Niagara Falls. Na época, os guardas não faziam as feiuras que você contou. Também, o mundo era bem outro. Será que ele pensou que você e a Ann eram Bonnie and Clyde?

Enfim, que aventura dirigir tanto de uma vez só. A volta foi igual? Sempre tenho preguiça na volta das viagens, agora limitadas a Minas Gerais. De Mariana eu volto contente. Quando o ônibus faz a curva de onde se vê a cidade, é uma alegria. Estou chegando em casa.

Parabéns pelo filho corajoso e confiante. Isto significa que ele foi bem criado.

Um abraço com muitas saudades,
Glória

For Casey and André

  For Casey and André   Dearest family members and friends of Casey and André,   Welcome to this celebration of love and commitment. With yo...