segunda-feira, 9 de julho de 2012

Belo e imperfeito





Dário Borim Jr
dborim@umassd.edu
-- Em outra revista: http://www.huesoloco.org/?p=344

Outro dia acordei pelas cinco e pouco da manhã. Tentei recuperar o sono, mas minha cabeça já estava acesa e cheia de entusiasmo. Não me foi possível voltar aos sonhos de olhos cerrados, pois os sonhos de olhos abertos me chamavam. Estes logo me convenceram: eu não deveria perder o nascer do sol que, pela janela do quarto, já se insinuava com tons amarelos, lilases, roxos e vermelhos. Da janela do banheiro logo vi melhor a paisagem lá fora. Era hora de apanhar a câmera e fazer algumas fotos daquele espetáculo matinal. E foi só o começo. Dali a pouco sairia de casa em busca de mais cores e outros motivos para observar o mundo externo e criar novas imagens. 

Penso que a fotografia é — como outros meios de expressão humana, sejam eles das artes literárias, cênicas ou visuais — um poderoso elo entre o mundo interno, que existe e se transforma em cada um de nós, e o mundo externo, que podemos perceber com maior ou menor curiosidade, imaginação e sensibilidade. Ao decidirmos prestar mais atenção nos detalhes do que nos rodeia conseguimos ir muito além da nossa relação direta e pragmática com o imediato, o óbvio e o necessário. A fotografia poderá ser então o resultado dessa viagem mental e sensorial, onde há espaço e oportunidade para encaixarmos nossas representações de lembranças, preocupações, sonhos, e vasta variedade de emoções. 

Naquela manhã, que para mim começou quando sol, antes de se tornar visível, já tingia as nuvens e seu pano de fundo, o firmamento, eu pude caminhar pela orla do mar e muitas ruas da vizinhança. Estava bem disposto e animado ao ver um mundo em rápida transformação. Mais e mais pássaros, por exemplo, cantavam em múltiplos tons. Sua alegria era contagiante em face ao nascer de um belo dia de primavera já com cara de verão. Ainda se sentindo satisfeitas e renovadas com o orvalho, as folhas das árvores agradeciam o frescor da madrugada. O diafragma de minha Panasonic, azul como o céu naquele momento, funcionou intensamente naquelas duas horas de caminhada e comunhão de luzes, sons e  odores que eu compartilhava com os bichos (entre esquilos, gaivotas, lebres, marmotas e gatos, por exemplo), com as flores (como hortências, lírios, magnólias e margaridas), com as árvores centenárias, com os barcos a vela multicoloridos, e com as janelas espelhadas e reluzentes. Uma das fotografias dessa jornada acabou se tornando uma de minhas favoritas (veja-a acima). Segundo uma amiga conhecedora das artes plásticas, Glória de Sá, ela é como uma obra de Louis Comfort Tiffany (1848-1933), artista americano reconhecido principalmente pelos seus maravilhosos vitrais.

Satisfeito com minha expedição fotográfica de duas horas, pensava eu — quase ao chegar à casa — como era hora de marcar uma consulta de rotina com meu médico, Dr. Alexander Altschuller, um simpático cardiologista russo-americano com quem consulto, a cada seis meses, há onze anos. Nesse exato momento vejo um senhor a caminhar lentamente em minha direção. Trazia consigo um pequeno cão, provavelmente um poodle. Com muita surpresa reconheci o meu médico e também me dei conta da tremenda coincidência de estar pensando nele quando de repente o vi por ali. Surpresa ainda maior foi saber que há mais de 40 anos ele mora nesta cidade, Dartmouth, a apenas quatro quadras de onde moro há onze anos. De fato, foi exatamente em frente a sua casa que nele pensei, sem jamais o ter visto antes em nossa vizinhança. 

Outro aspecto desse encontro foi a diferença que notei entre os dois homens, aquele da rua e aquele do consultório. Vestido de branco e com autoridade do saber médico ele sempre me pareceu muito forte, poderoso, seguro e tranquilo. Ali, na rua, sem o aparato e o ambiente do profissional conceituado que ele é, pareceu-me um típico senhor bem idoso: fraco, lento e vulnerável. Mais um fator que me impressionou foi o elo que nos reunia naquele passeio matinal: a fotografia. Lembrei-me (e logo lhe disse) que admirava as fotos que ele próprio tirava e pendurava nas paredes da clínica onde eu o via há tantos anos. Lembrei-me também de lhe dizer que semanas atrás ouvira falar de um médico que, supostamente, fora o primeiro no país a decorar clínicas e hospitais com suas fotografias e pinturas, levando, assim, um pouco de conforto, distração, formosura e prazer aos pacientes.

Voltei para casa com mais motivos para refletir sobre a vida que levo e certas opções que faço diariamente. Vi-me mais consciente do papel e do poder que temos ao criar imagens. Pensei nas dezenas (talvez centenas) de pessoas que apreciam meu trabalho fotográfico na mídia social eletrônica, especialmente no Facebook. Vi semelhanças, mesmo que tênues, entre o hobby de meu médico e o meu. Conclui que tenho mesmo que continuar minha viagem mental e sensorial através da fotografia, porque através dela realizo a cada dia um dos maiores prazeres que possuo: compartilhar através de crônicas mensais, de músicas semanais, de fotografias diárias, todas as histórias, sensações, e sentimentos que nelas couberem, sejam eles nos momentos de paz e contemplação, como naquela manhã, ou nos momentos de dor e medo, como nas clínicas e hospitais desse mundo tão belo quanto imperfeito.

11 comentários:

Célia Carmen Cordeiro disse...

Uma crónica aparentemente leve, mas plena de questões que possibilitam reflexão profunda sobre a vida. Por exemplo, independentemente da profissão de cada um, todos nos curvamos perante a beleza da natureza e a fotografia é apenas um instrumento que nos ajuda a torná-la eterna e, talvez, mais próxima de nós quando a colocamos em espaços onde passamos a maior parte do nosso tempo. Perante a beleza das coisas, a sensibilidade humana comove-se, tornando as coisas mais banais e imperfeitas em momentos únicos que, de alguma forma, nos aconchegarão em momentos menos felizes. Ainda bem que perante determinados "espectáculos do mundo", momentos há que aniquilam nossas diferenças e nos incitam a ver para além de nós. Afinal, o que é verdadeiramente importante na vida não é capitalizável porque não se compram ou vendem as experiências magníficas que têm lugar no nosso interior quando passamos a abrir-nos ao que nos rodeia, atentando na forma como o circundante contribui para transformar a nossa essência todos os dias.

djborim disse...

Obrigado, Celia. Estou de pleno acordo com o que vc disse e como disse! Abracao pra voce!

Carla disse...

Que linda crônica e que linda foto. Muito curioso esse encontro,às vezes a gente sente uma empatia muito grande por alguém e não entende porque...Não é por acaso que você está há 11 anos com esse médico, têm muitas coisas em comum, não é?! Às vezes, o sentimento e a percepção falam alto...
Beijos,
Cacá.

djborim disse...

Obrigado, Caca'! Verdade: apesar das condicoes desniveladas de paciente-medico, temos muito em comum. Por exemplo, e alem da fotografia, jamais pensei que um dia, na minha consulta medica, eu ouviria comentarios tao inteligentes sobre literatura (e teorias de traducao em particular)! Bjs

djborim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blanca disse...

Hola, Dario!
Tu ensayo me ha gustado mucho. Admiro tu buena obra fotografica. Efectivamente en Nueva Inglaterra hay mucha belleza para capturar. Has tenido muy buena idea al escribirlo. Felicidades!

Risa disse...

Belo texto,Dario.
Abracos,
Risa.

Silvana disse...

Bela cronica, meu irmao. Também gosto muito destes instantes mágicos imortalizados nas fotografias. Compartilho sua sensibilidade e verdaade em tudo o que nos transmitiu nesta bela cronica. Bjo mana Nina (from Berlin)

Alberto disse...

Ja li a sua crónica fotográfica. Você é um POETA!
Gostei imenso do seu relato, do incrível encontro com o seu médico. Como é possível?
A vida tem ás vezes coincidências mágicas.
Parabéns pelo seu trabalho fotográfico!!

As fotos são uma boa medicina cardiaca.

Un abraço amigo
Alberto

Blanca disse...

Hola, amigo! A mi no me sorprenden como a Alberto tus facetas artísticas pero debo decirte una vez más que te admiro mucho. No se de donde sacas el tiempo... Felicidades por crear esta belleza. Te mando un abrazo desde España y mi cariño. Blanca.

Wania disse...

LINDAS, AS FOTOS E SUA CRÔNICA, BEIJOSSSSSSSSS

For Casey and André

  For Casey and André   Dearest family members and friends of Casey and André,   Welcome to this celebration of love and commitment. With yo...