segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O Olhar de Quem Voltou




 Dário Borim Jr.

dborim@umassd.edu

 

Em certa fase da vida até pensei em ser psicólogo, mas mesmo antes disso – e, claro, antes de deixar disso – eu já lia alguma coisa ou outra dos grandes nomes desse maravilhoso campo do saber. O suíço Carl Gustav Jung, discípulo favorito de Sigmund Freud, ficou famoso com sua teoria de arquétipos. Esse termo vem de duas palavras gregas: archein (original, antigo) e typos (modelo, tipo). Para Jung, o ser humano age dentro do esquema de adaptação constante da sua consciência a esses arquétipos, facetas de um inconsciente coletivo que a humanidade traz desde milhares de anos atrás, desde seu passado mais remoto.

Bem, chega de ciência. O fato é que para Jung um desses arquétipos é nossa ligação muito forte com a terra onde nascemos. Para mim e outras milhares de pessoas, essa terra é Paraguaçu, para onde volto sempre que posso, apesar de morar no exterior há 25 anos, o que significa quase a metade de minha vida. Não sou o único paraguaçuense expatriado, é claro, e gostaria de saber o que pensam os demais, mas sei que pelo menos três, seres também expatriados há mais de 20 anos, já expressaram algo parecido ao que hoje tenho a dizer. São Maristela Dunn, que mora  e sempre roleta de bicicleta na Califórnia (portanto, a pouco mais de 5 mil km de mim, que moro em Massachusetts), Rosa Mignacca (uma talentosa artista morando em Londres há décadas), e Tânia Marques (uma bela representante romana da Terra do Marolo na Terra do Macarrão). O que acontece é que sempre que voltamos a Paraguaçu, ficamos bobos ao ver tanta beleza natural na nossa região, o que muita gente nem percebe porque a vê todos os dias, mas sem realmente conseguir ver como a vê quem volta à terra, quem não mais está acostumado às tais belezas.

É claro que pode parecer exagero esse entusiasmo de paraguaçuense do estrangeiro. Pode até parecer piada. Aliás, pode virar piada. Num de meus passeios pela nossa região, não faltou quem fizesse pilhéria do deslumbramento dos ilustres visitantes de além-mar ali dentro do carro, isto é, o queixo caído dos expatriados temporariamente retornados. A gozação veio de um nativo, Adélio Mignacca Filho, irmão de Rosa e de Juliano Leite Mignacca, um “paraguaçuense ausente” residindo em São Paulo há muitos anos.

“Ah, Darinho, você com essa câmera que não para de clicar, e essa minha irmã que não para de ‘gemer’ aqui do lado… que esse verde ali é lindo demais, que aquela árvore lá é simplesmente fascinante. Qual é? Daqui a pouco vocês vão começar a tirar fotos de estrume de vaca e postar no FaceBook. Tô cansado de ver isso gente. Bobeira!”

No carro, não vi o semblante do Rodrigo Morais Leite, primo desses irmãos com quem eu revisitava o distrito de Guaipava depois de pelo menos 45 anos, mas imagino que ele, mesmo não sendo um expatriado, é um urbanóide, como Juliano, que também achava aquilo tudo maravilhoso.

O visual que juntos curtimos naquele passeio foi de fato fantástico. Quem duvidar é só procurar meus albunzinhos de fotografias no FaceBook. No fundo, o próprio Adelinho se contagiou pelo entusiasmo de quem se encantava com as curvas harmoniosas de tantas colinas que se desdobravam em enorme área visível a cada subida da estrada de terra batida, linda, soberana, por onde passávamos. Por ali nos víamos embasbacados diante da variedade de tons verdes do pasto, do café, do milho, da banana, do bambu e do feijão, entre muitos outros. Variedade dos tons de azul, branco e cinza do céu, que ameaçava fazer chover. Variedade do marrom-pastel das casas de tijolos expostos, dos cupins, ou das fornalhas de carvão vegetal.

Na verdade, minha mais recente viagem a Paraguaçu nessa última passagem de ano me trouxe o maior prazer que já tive até hoje em termos de redescoberta das belezas de nossa região -- da própria cidade e de suas vizinhanças, como o distrito do Pontalete. É uma vergonha, mas acredito que eu não tivesse ido, uma vez sequer, ali ao outro lado da represa de Furnas, desde que ela fora criada. Mas em duas semanas para o Pontalete eu me dirigi nada menos que três vezes – e que posso dizer? O caminho, que tem na sua rota o excepcional Restaurante do Diógenes, com sua vasta vista de 250 graus da região, é simplesmente imperdível, incomparável e inesquecível.

De fato, o trajeto agora é um tanto exótico, quase surreal, por conta da seca que não apenas fez ressurgir duas pontes que ficaram submersas ao longo de meio século, como também as tornou novamente úteis e necessárias para se passar sobre os rios Sapucaí e Verde, os leitos que formaram a desaparecida represa. Muitos foram meus passeios a pé pela cidade e arredores, pelas suas estradas de terra vermelha ou marrom, pela paisagem cartão postal deslumbrante para nenhum europeu, hispano-americano, norte-americano, asiático ou africano menosprezar. Para mim, fica, então, a lição: não deixemos de desfrutar do local onde vivemos, ou nascemos! E viva o arquétipo jungiano, porque de amor e consciência do que é de fato belo, não deixemos de ver nossa terra na sua maior aura de luz, cor e formosura.



10 comentários:

walker disse...

Meu amigo, esse olhar é de quem na verdade nunca saiu daqui, porque suas almas tem raizes profundas arraigadas ao solo da nossa pátria mãe. Dentro de cada um de vocês tem o cheiro e o frescor das paisagens bucólicas de minas. Além do olhar que mira bem além das montanhas que o zóio encherga, dentro de cada um de vocês tem uma rica infância que habita suas memórias e apesar do ofício que lhes levou ao vento distante, quando lhes devolvem ao berço, lhes trazem conforto. Só Paraguaçu é Carnaval....

Anônimo disse...

lukt

Turma do FB disse...

Da Turma do FaceBook:

Morgana Beatriz Oba

Dário Borim Jr. Tomara que goste!

Morgana Beatriz Es-tu-pen-da "Quantas belezas deixadas nos cantos da vida..." Primeiro buscar distâncias, depois redescobrir o que estava ali, olhando de outra maneira nossos pequenos encantos e recantos. Linda crônica, e linda a foto!

Ana Clotilde Thome Williams Sinto a mesma coisa quando volto pra minha Atibaia.

Dário Borim Jr. Obrigado, Morgana! Como e' bela a tua msg! Obrigado, Adilson e Ana Clotilde. Abs

Yosef Rodrigues Que linda viagem obrigado pela partilha.

Dário Borim Jr. Obrigado a voce, Yosef, por compartilhar!

Marco Paiva O verde de Paraguaçu tem sabor de infância, de horizontes a serem explorados, não é? Doce terra, que se conserve assim!

Dário Borim Jr. Verdade, Marco! Obrigadao!

Rosa Mignacca o verde mais verde e' o verde de minha terra! esqueceu de mencionar o som de Caetano, "so' assim eles podem voltar e pegar um sol em copacabana..." rsrrsrs

Dário Borim Jr. kkkkkkkkkk

Henriqueta Dias Como nunca saí de Paraguaçu, para morar em outro lugar, vou achando belezas alheias para curtir.

Charles A. Perrone "Todos vuelven a la tierra donde nacieron, al embrujo incomparable de su son..."

Juliano Leite Mignacca Dias maravilhosos

Risa Nassif ...saindo...para variar..leio qdo voltar!...um abraco...ps:estou curiosa!!

Lara Saque Lindo! Achei o post sobre o Kaol tb

Dário Borim Jr. Obrigado, Lara! A cronica sobre o Kaol tem importancia especial pra mim e recebeu comentarios bem interessantes.

djborim disse...

Walker, que lindo comentario! Obrigadao pela generosidade e carinho! Pela parte que me toca, e' tudim verdade o que vc disse! Abracao, mer'mao!

Silvana disse...

Nossa, irmão, que inspiração! Vi tudo de novo pelo seu coração e pelas lentes dos seus olhos sensíveis! Parabéns! Adorei! Sempre junto! Nina
Detalhe: existem psicologos natos,viu?!

Silvinha disse...

Mano,
Gostei da crônica , ficou ótima!
Terão nevasca aí também ? Torço para que não seja muito sofrido ficar trancado em casa.
Bjs! Di

M.A. disse...

Oi Darinho. Muito gostosa sua crônica. Fiquei com vontade de passear por Parqguaçu tbém. Mas quando é q. vc vai cantar aquela canção do Roberto:"....eu voltei, agora pra ficar, porque aqui, aqui é meu lugar...." O Brasil urge professores preparados, que valorizam nossa cultura e natureza, como você. Estamos te aguardando! Bjk.

Alexandre Borim disse...

É empolgante ver seu fascínio pela descoberta e como a crônica muito bem colocou, pela redescoberta... um olhar revisitado registrado pelas imagens e pelos testemunhos. E essa nova maneira de enxergar nosso cotidiano banal, comum, a meu ver, não somente fruto de nosso subconsciente ou por ligações afetivas, mas também um grata forma de arte!

Rita Taglialegna disse...

Linda foto. Linda cronica. Falou com o coracao.

Ludmila disse...

Parabéns pela crônica. Suas fotografias dizem tudo o que vê e sente.

For Casey and André

  For Casey and André   Dearest family members and friends of Casey and André,   Welcome to this celebration of love and commitment. With yo...