terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O Peixe de um Cronista





O Peixe de um Cronista

Dário Borim Jr.

Qual é a diferença entre um cronista e um fofoqueiro? Não sei não. Existe? Talvez se possa dizer que o que vale é o intuito, e como funciona a coisa, e não como é a coisa em si. Por exemplo, a crônica é arte que visa entreter, informar e provocar reflexão ao contar um caso, seja ele alegre ou triste. A fofoca é vício, como birita, cigarro, chocolate, FaceBook, ou telenovela. Na pior das hipóteses, a fofoca é maliciosa -- ou até mesmo cruel. Sai da boca pelo prazer de espalhar notícias sobre acontecimentos e comportamentos que quase sempre comprometem a imagem de uma pessoa conhecida. Quase nunca positivos, esses casos são comumente mentirosos, frutos de um espírito maldoso e mesquinho. Na melhor das hipóteses, a fofoca é apenas leviana. Brota inocente de uma imaginação fértil e desocupada.
Quem sabe vocês já me conhecem de outros carnavais. Afinal de contas, escrevo e publico crônicas há mais de 30 anos. De outro modo, quem sabe, depois de ler os casos que pretendo aqui relatar, talvez vocês concordem comigo: pelo menos enquanto cronista, Dário Borim Jr.  não é fofoqueiro. Talvez o oposto dessa conclusão seja oposto a ela duas vezes: enquanto fofoqueiro, sou cronista. Verdade? Adoro e capricho não apenas ao escrever mas também ao contar, em viva-voz, um caso qualquer. Para aqueles que me conhecem pessoalmente, deixo essa querela para vocês decidirem por si mesmos, baseados nas lembranças de nossas conversas em festas, caminhadas e botequins.
De antemão, confesso: tenho a consciência tranquila e ponho a mão no fogo. Julguem-me, bem ou mal, entre uma crônica ou uma fofoca que ouvirem de mim, hahaha… mas falem de mim! Ah, isso já está estando indo longe demais: chega de teoria e filosofia! Estou (sem querer sonhar com tal honra) já soando como um Machado de Assis de meia-tigela, o que seria uma (des)honra a um dos maiores cronistas (ou fofoqueiros?) do Brasil.
O primeiro “causo” que pretendo relatar (porque em Minas contamos “causos”) é o de um professor, historiador e jornalista -- um grande amigo da Galícia. O segundo caso é o de um casal de amigos de alguns amigos meus. O problema é que o espaço para a crônica no jornal é menor que a paciência de quem espera uma boa fofoca. E eu gastei muito espaço aqui com minhas teorias e filosofias. Meu irmão, o Tatau, não por coincidência, engenheiro, detesta as partes teóricas das minhas crônicas. Acha que é pura encheção de linguiça, falta de assunto… hahaha. Desculpem, mas não sou um José Simão, da Folha de São Paulo. Sou um acadêmico, das humanidade: sem teoria, sou degolado pelo sistema.
Então, pronto: aqui vai o “causo” de hoje. Vim a conhecer Alberto Pena Rodriguez (seu nome de batismo) na Universidade de Massachusetts Dartmouth faz ano e meio.  Seu avô criou quatros filhos trabalhando de pescador, sem contar com mais que uma pequena barca de madeira. Vida penosa! O pai de Alberto, por outro lado, saía pelos mares como pescador e marinheiro por períodos de até um ano e meio. Depois regressava à Galícia, e o pequeno Alberto às vezes nem o reconhecia. O pai passava um ou dois meses com a esposa e dois filhos, antes de voltar novamente ao mar do Norte. Vida dura!
Alberto então começou a trabalhar temporariamente aos 15 anos de idade. Assim foi economizando dinheiro, ao frequentar o segundo grau, para poder estudar Jornalismo em Madri. Nos anos de faculdade, trabalhava durante o verão limpando as praias de seu vilarejo, Moanha, a 20 km de Vigo. Pouco tempo após se bacharelar, foi contratado pela TVE (Televisão Pública Espanhola) como jornalista correspondente na Galícia, com ótimo salário. Naquela parte do mundo e naquela época, início dos anos 90, um rendimento mensal de 3.000 dólares não era nada ruim para um jovem de 24 anos.
Sucesso profissional e dinheiro no bolso não lhe eram suficientes. Queria realizar outros sonhos, e um deles era entrar para o mundo acadêmico e se tornar pesquisador. Depois de três ou quarto anos trabalhando como jornalista, abandonou o emprego que lhe dava boa remuneração e prestígio social (pois aparecia diariamente na TV). Solicitou e recebeu uma bolsa de estudos para fazer doutorado em História do Jornalismo, novamente em Madri. Alberto, pois, trocava o bom salário de jornalista pelos baixos rendimentos de estudante-bolsista, mas com forte determinação ele buscava os seus ideais.
Poucos meses após se tornar doutor, passou em concurso para a Universidade de Vigo, onde logo foi promovido a decano e, em pouco tempo, a diretor da faculdade. Casado com Estela, uma advogada, e pai de Lina, de 9 anos, e Denís, de 2, Alberto deixou-os penosamente na Galícia por um semestre (é muito afetivo o meu amigo), período em que deu um seminário na Pós-Graduação em Estudos Luso-Afro-Brasileiros e Teoria e pesquisou no Arquivo Mendes-Ferreira da UMD. Nesse mesmo período, não apenas fez mais investigações, inclusive nas universidades de Harvard, UC Berkeley e Brown, mas também concluiu um livro sobre toda a história do jornalismo luso-americano.
Antes de regressar a sua família e a seu país, Alberto deu-me o prazer de vir almoçar comigo. Fiz-lhe um haddock fresco, apesar de saber que o homem  conhecia muito bem da arte de se preparar um bom pescado. Contou-me sua história diante de um cozinheiro curioso, que não se cansava de lhe fazer novas perguntas. Alberto disse que gostou do meu peixe, mas quem ganhou o peixe fui eu, um cronista (ou fofoqueiro de boas intenções) muito feliz ao ouvir tal bela história de um homem simples e generoso, uma pessoa inteligente e competente, um conhecedor e realizador de sonhos.



2 comentários:

Leila disse...

oi dario!
gostei da croniica. morri de rir ao ler: "Sou um acadêmico, das humanidade: sem teoria, sou degolado pelo sistema."

Alberto disse...

Meu Carissimo Dário, viva!

Antes de mais, Feliz 2014!
O meu Natal foi muito familiar, matando as saudades que acumulei nos EE.UU. Estou a ver que o frio polar da Nova Inglaterra não paralisa a sua inspiração!

Li com muito gosto e gratidão a sua crónica. Mas fiquei um bocado envergonhado. Porque sempre fui eu a fazer as crónicas sobre os outros. A mania de ter o contrôlo da realidade. Além disto, o seu relato cria sobre mim uma imagen de herói, que é absoluta ficção!
Mas compreendo que a realidade e a ficção têm fronteiras que só o autor pode e deve estabelecer em determinados géneros.

Qualquer modo, seguindo as suas indicações, vou-lhe fazer as minhas observações.
Mas mude o que quiser, pois a história é sua. Você tem na sua caneta o contrôlo da minha vida.
Eu não posso tentar modificar o fruto criativo da sua imaginação e a sua memória. Agora não podemos mudar os ingredientes do excelente prato de peixe que você preparou!
Cada prato de comida é diferente. Cada prato tem um sabor, tem uma história. O poder da imaginação não pode estar limitado pelos constrangimentos da (minha) realidade. Mas escreva o que escrever, tenha presente que eu não sou nenhum herói. Como você, só estou a percorrer um caminho que ainda não sei a onde êle vai.
Obrigadissimo pelo seu cordial relato! Agora sou uma personagem da sua literatura :) De algum modo, metafóricamente, o meu futuro depende agora da sua imaginação... Que o 2014 lhe traga mais sonhos literários.
Grande abraço,
Alberto

For Casey and André

  For Casey and André   Dearest family members and friends of Casey and André,   Welcome to this celebration of love and commitment. With yo...